Gratidão

Gratidão

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

HOMEM PRESBITERIANO – HOMEM DE CORAGEM

Desde a infância, ouse-se dizer que homem precisa ser corajoso e destemido. Acontece que por mais que isto fique inculcado na cabeça das crianças, esta realidade não faz parte delas. Afinal, o medo é algo muito comum na infância. Medo do escuro, medo de um lençol branco sobre a cabeça de um adulto, medo de uma caveira feita em abóbora, medo de barulho na janela, medo de sombras no quarto, medo do sonho ruim se repetir...

Os anos passam e estes medos desaparecem. Não se pensa mais em objetos assustadores, o escuro torna-se um aliado para dormir melhor, o adulto sabe que são apenas sombras e assombrações definitivamente não existem. Já os nossos medrosos filhos, sabem que podem confiar no pai ou até mesmo num mais velho, pois estes enfrentam tudo, não tem medo de nada.

Mas ao contrário do que os filhos pequenos pensam, os adultos também têm seus medos. A sensação da falta de segurança, a necessidade de guiar e criar bem os filhos/netos, a incerteza financeira, falsos amigos, convivência desgastada, falar em público...

Enquanto na infância, ouvíamos dizer: não pode ter medo, hoje nós adultos, continuamos a ouvir a mesma frase. Assim como Deus disse no passado aos seus servos, diz-nos hoje também: “Não tenha medo”. Foi assim com Josué: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes...” interessante lembrar, que Deus disse isto para Josué, quando este estava encarregado de liderar o povo hebreu na entrada da terra de Canaã, tarefa difícil que por si só, gerava apreensão e medo.

Mas não é fácil, temos nossos medos e com isto, qual é a dica de Deus, uma vez que Ele mesmo diz: “não tenha medo”?

Voltemos à nossa infância para esta resposta: o medo existia e nos impedia de entrar em algum quarto escuro ou mesmo de ir realizar uma tarefa simples num ambiente cheio de trevas, mas bastava nosso pai se levantar e dizer; vamos juntos e isto imediatamente enchia nosso coração de coragem e íamos sem medo e com toda alegria.

É isto que a Bíblia nos diz, veja o final do versículo: “... porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1.9  

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque Deus está com cada um de nós. É a presença de Deus que nos enche de coragem para irmos à luta.

Homem presbiteriano, você pode e deve ser homem de coragem, pronto a enfrentar qualquer desafio, não que você seja de fato este homem corajoso, mas é que Deus estará com você. Lembram-se do Salmo 23.4? “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”.

Que Deus seja louvado por esta verdade.

Juliano Costa de Souza
pode usar o texto, basta citar fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário