Gratidão

Gratidão

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cebolinha em vasos


Quem nunca sonhou com um pedaço de terra para plantar e colher seus próprios mantimentos? Assim como a música de Gilson e Joran interpretada pela grande Maria Bethânia, “Eu queria ter na vida, simplesmente um lugar de mato verde pra plantar e pra colher” com as casas e apartamentos cada vez menores uma opção é plantar tudo em vasinhos. Em muitos lares gasta-se tempo e dinheiro, perde-se espaços com o cultivo de flores que nem são tão lindas, nada contra, mas a ideia é inovar, embelezar sua casa com algo útil, produtivo e que venha contribuir com melhores condições de vida.

Estas da foto ao lado não estão lindas? Fui em busca de mudas e ganhei um vaso já pronto, foram plantadas por minha amiga Francina usando apenas terra e esterco de curral e folgo em dizer que já tem mais de mês e elas continuam lindas.

Allium fistulosum l. nome científico, ou cebolinha verde, rica fonte de ferro e diversas vitaminas (principalmente A e C), contém propriedades medicinais, auxilia na digestão, estimula o apetite e ajuda no combate à gripe, doenças das vias respiratórias, as doenças cardiovasculares e outras. Tempero indispensável, muito usada nas cozinhas chinesas e ocidental tanto crua como cozida, usada em saladas, sopas, caldos e omeletes, dá sabor especial em queijos, patês e pode decorar pratos prontos antes de serem servidos.

A cebolinha assim como ervas aromáticas e outros condimentos, ficam muito bem em pequenos vasos, não perdendo na produtividade e não deixando nada a desejar em sabor e qualidade do encontrado no mercado por não possuírem agrotóxicos e melhor em baixíssimo custo. Não precisa ser nenhum perito no assunto para lembrar receitas que já nossas avós há muito se valiam delas. Use vasos, baldes ou caixotes, basta apenas que estejam expostos ao sol, preferencialmente o da manhã. Regar uma vez ao dia de manhã ou à tarde sem deixar encharcar e sempre que necessário completar com terra de boa qualidade

Lembre-se existem plantas que necessitam de cuidados especiais, mantenha-se informado pergunte sempre na loja ou à pessoa que lhe forneceu a muda. A cebolinha, por exemplo, pode ser plantada junto com a salsinha, existem estudos que comprovam melhor produtividade enquanto que a hortelã precisa de um espaço só para ela, pois pode prejudicar outras ervas.

Outra dica ecologicamente correta é você mesma em um vaso intercalar uma camada de terra e outra de casca de legumes, frutas e restos de verduras em pouco tempo você terá uma terra riquíssima em nutrientes não precisando assim comprar a terra orgânica ou adubo.

Boa colheita para todos!

Referência bibliográfica: http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm , em 27 de junho de 2011 e SAF em Revista, ano 57- abril-maio 2011, pag. 38

4 comentários:

  1. Olá Lídia, Boa Noite!
    Muito interessante seu post, é uma ótima idéia, aqui em casa nós usamos muito cebolinha e salsinha como tempero, além de proporcionar um sabor delicioso, os pratos ficam lindos!!!
    Parabéns pela boa dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho uma dúvida, pode me ajudar?
    E`o seguinte plantei cebolinha em minha horta que acabei de fazer, coloquei varias sementinhas juntas, depois de sete dias começaram a brotar, para minha surpresa brotaram mais do que foram plantadas, eu li em outro post que elas não podem ficar muito juntas, mas meu canteiro está gingante de cebolinhas, pergunto se tem problema elas ficarem juntas, elas estão iguais as da foto do seu post, porém elas estão no chão.Elas são os meus bebezinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi. O ideal é preparar com antecedência de uma semana, pelo menos, outro canteiro e quando elas completarem de 30 a 40 dias fazer o transplante das mesmas, para isso corta-se as folhas acima da gema e poda as raízes, tendo o cuidado de transplantá-las à mesma profundidade em que se encontravam, deixando um espaço pequeno entre elas. A melhor época para isso é de março a julho. Boa colheita!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luísa Q.
    Obrigada pelo comentário.
    abraços.

    ResponderExcluir