Gratidão

Gratidão

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Currículo para a atual necessidade do mercado brasileiro.

CURRICULUM VITAE

Eis algumas dicas práticas para você montar seu currículo e atender a atual necessidade do mercado brasileiro.

Primeiramente, quero dizer que você, sendo uma pessoa preparada, certamente conseguirá uma vaga dentro da sua capacidade, pois o nosso país vive um bom momento. Vivemos também, num ambiente bom para aqueles que desejam o primeiro emprego, mesmo não sendo na área que deseja para sua vida, servirá posteriormente de referência para você, basta desempenhar bem seu papel.

Vamos então ao que interessa:

O currículo deve ser feito em folha branca A4 com escrita preta e você não deve usar mais que uma fonte, recomendo “Areal” ou “Times New Roman”, sempre tamanho 12, não deve passar de três filhas se você já tiver muita experiência e bagagem relevante para preencher tudo isto, senão, uma só é suficiente. Percebam que a ideia é um currículo bem enxuto e que atenda ao processo de seleção da empresa.

Exemplo:

1- Histórico sucinto de sua vida profissinal.
2- dia, mês e ano de nascimento, nada mais que isto.
3- Contato, (endereço, telefone, celular, email)
4- uma rápida exposição do objetivo que você tem dentro da vaga a ser preenchida.
5- Formação intelectual iniciando pelo seu último curso concluído.
6- se você já tiver alguma experiência especifica e dentro da vaga específica, é o momento de citar estas experiências aqui, mas sempre com objetividade.
7- por fim, vale citar os cursos de capacitação como informática e outros. Na formação intelectual entra apenas a sua formação acadêmica como mestrado, pos-graduação, graduação e ensino médio.

Lembrando que você é o mesmo candidato, mas cada empresa é exclusiva com suas vagas também exclusivas, portanto, você não deve simplesmente copiar e colar seu currículo, mas, o mesmo, deve ser pensado e readaptado a cada empresa que você enviar.

Não se preocupe em se mostrar de mais nesta primeira fase, haverá momento para isto se você for chamado e quando este momento chegar, certamente a veracidade apresentada no currículo fará sentido. Sendo assim, não escreva mentira e nem mesmo aquilo que não tem convicção e certeza que pode realizar.

Grande abraço e sucesso na vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário