Gratidão

Gratidão

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SABER ESPERAR

Precisamos viver esperando alguma coisa, se isto não acontece, a vida perde o sentido.

Esperar, muitas vezes é tornar em concreto aquilo que é só abstrato, isto é o sonho, mas as vezes esperamos e esperamos por algo concreto e nunca vem, mesmo tendo certeza, a certeza não faz brotar a realidade.

Esperamos tantas coisas. Um telefonema, um email, um scrap, um parente, um dia melhor, a estabilidade financeira... vivemos esperando e gostamos disto, mas nem sempre. Talvez a parte alegra da espera, seja o motivo de uma compra pela internet, esperamos com expectativa chegar e isto é bom, mas esperar os exames médicos... nada bom. Pavoroso na verdade, criamos um monte de doenças terríveis e monstruosas e quanto mais o tempo passa, mais difícil ser convencido pelo médico e pelos resultados que não era tudo aquilo.

Enquanto por um lado, esperar é uma força que nos impulsiona a viver, por outro, detestamos esperar... Ainda pior, quando temos que esperar algo que já é concreto, nos cansamos rapidamente e com facilidade somos surpreendidos em reclamação. Às vezes nem é tanto tempo assim, mas alguns minutos na fila do banco ou a espera do atendimento no centro de saúde, nos causa até ódio. Em alguns casos, esta espera nos gera uma incomparável ansiedade. Parece que o ser humano feito sabendo esperar, não suporta lidar com aquilo que ele já pode ver. Já perceberam que no congestionamento, ficamos na expectativa, o que tem causado esta paralisação? Ruim, mas suportamos, mas quando descobrimos... Pronto; reclamação. Talvez seja uma seleção feita por cada um, este ambiente e situação de espera é ambiente e situação de não saber esperar, enquanto que outras coisas esperamos com muita paciência.

Creio que o simples fato de “esperar” já é uma filosofia, por isso mesmo, que a noção que temos no tempo da espera tem mais a ver com o prazer e a expectativa gerada do que o tic-tac do relógio. Esperar seu time fazer um gol nos últimos dez minutos passa tão rápido e esperar seu time não levar um gol nestes mesmos dez minutos é uma eternidade. Percebam a filosofia do viver sendo empregada aqui: de que lado gostaríamos de estar? Neste caso, normalmente do lado que viu os dez minutos de vida lentamente passando com todos os detalhes de imagem e som. Mas se tivermos que esperar um ônibus num ponto escuro de uma grande cidade, apenas dez minutos de baixo de chuva? Quanta demora! Os mesmos dez minutos numa noite estrelada, ao lado da pessoa amada, esperando o ônibus chegar, quanta rapidez! Neste caso, preferimos nem ver o tempo passar, os detalhes no entorno, não são relevantes para o momento. Parece que para uma boa espera, preferimos encurtar psicologicamente a nossa vida. Alguns já iriam “filosofar” dizendo que o que mais vale, é procurar uma forma de distrair para esperar. Ou seja, vamos fazer o tempo voar.

Esperar é algo estranho mesmo e acredito que você hoje espera algo. Na realidade, acredito que todos esperam alguma coisa. Eu espero muitas coisas, mas externo apenas dizendo: eu espero pelo menos que todos saibam que o importante de tudo isto é que não podemos viver sem esperar. Sendo assim, não fique estressado, faça cruzadinhas quando esperar for difícil. Abraços.

By Juliano Costa de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário