Gratidão

Gratidão

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pais autoridades, pais autoritários


Estamos vivendo dias difíceis e nem é preciso pontuar para sabermos que a velocidade da informação, os programas degenerativos da TV e outros meios de comunicação têm favorecido isto.

Desta forma, o grande desafio dos pais é ser autoridade e não autoritário. Existe defesas pró e contra os pais que usam a vara, mas ao longo de minha vida, tenho percebido que o uso da vara puro e simples, não dói o bastante para mudar o comportamento da criança. Sempre que esta se encontrar longe de seus pais e, por conseguinte, longe da vara, esta criança se sentirá livre para fazer o que quiser, pois não haverá mais o tom ameaçador. Pior que isto, quando a criança perceber esta brecha, ela mesma criará situações para agir escondido dos pais, pois será o lugar mais seguro para suas peripécias. (não estou aqui discutindo o uso ou não uso da vara).

Ao contrário, tenho percebido que o diálogo profundo e verdadeiro dói o bastante a ponto de transformar comportamentos. É necessário mais uma vez, voltar a palavra autoridade. O diálogo só será profundo e transformador, quando existir autoridade. Esta autoridade não se consegue com gritos e espancamentos, pelo contrário; é no silêncio que ela é percebida. Este é o silêncio que ensina o silêncio do seu exemplo.

Você é um pai que esconde coisas de sua esposa? Você é uma mãe irritada o tempo todo? Vocês tentam levar vantagem sobre os outros?... Por mais que os pais pensem ao contrário, a realidade é que nestes exemplos os filhos vão se espelhando. Não vai demorar muito para os filhos esconderem coisas e verdades dos pais, não vai demorar muito para os filhos estarem irritados o tempo todo, não vai demorar muito para que os pais passem de autoridade para ser apenas autoritários.

Reflitam um pouco nestas palavras e saibam; por mais que tenha demorado, nunca é tão tarde que não possa desejar e buscar ser um pouco melhor.

By Juliano Costa de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário