Gratidão

Gratidão

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reforma Protestante, não vou esquecer.


Uma palavra muito utilizada em nosso país na atualidade é reforma. De certo modo, as pessoas desejam ver uma verdadeira reforma nos ministérios, na política, no sistema tributário... Mas reformar não é algo simples, pois muda e gera transtornos, mas por outro lado, gera benefícios, bem estar e beleza. Quando a nossa casa está desgastada, logo desejamos reformar a nossa casa.

Neste 31 de outubro, comemoramos a data que marca uma reforma extremamente significativa. Percebendo que a igreja cristã carecia de reforma como a teológica e litúrgica, por exemplo, Martinho Lutero enfatizando que a salvação é dádiva de Deus, fixou 95 teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg na Alemanha. Lutero desejava que liderança da igreja voltasse às verdades bíblicas.

Esta iniciativa decisiva de Lutero, motivou pessoas como Ulrico Zuínglio, João Calvino e tantos outros a se comprometerem com a Bíblia, espalhando este desejo de reforma em várias partes do mundo no século XVI. Todo este acontecimento, é chamado de “Reforma Protestante”. Mas algo mais precisa ser enfatizado. Como diz o holandês Gisbertus Voetius (1589-1676): “Igreja reformada, sempre se reformando.” É isto mesmo, nós nunca podemos deixar de voltar a Bíblia que é a verdade de Deus para nós, para continuar esta reforma iniciada em 1517 a cada dia de nossa vida e em nossa igreja, para que ela possa estar comprometida com a Palavra de Deus.

Estas poucas palavras escritas ao espaço reservado deste jornal “classificados” são uma lembrança e uma singela homenagem a esta data tão expressiva para o cristianismo e uma forma de se alegrar com todas as igrejas históricas provindas da Reforma Protestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário