Gratidão

Gratidão

sábado, 2 de julho de 2011

"Bullying"

Introdução.

Bullying é algo em discussão há pouco tempo, sinto pensar que o nosso mundo demorou de mais em procurar eliminar esta prática destrutiva presente na sociedade e que afeta muitas pessoas. Digo isto, pois é algo que acontece a muitos anos. Na Bíblia conta-se a história do profeta Eliseu e relata que alguns rapazes zombaram deste profeta por ser ele careca.

Significado.

Bullying é uma palavra inglesa que significa ameaçar, intimidar, amedrontar, mas que deve ser ampliada, pois na prática, bullying é também: colocar apelidos, desdenhar, humilhar, discriminar, difamar, assediar, ameaçar, desprezar, isolar, fazer o outro sofrer, agredir fisicamente, agredir os pertences do outro, dominar, excluir, atazanar, satirizar, escarnecer e tudo que de certa forma, provoca sofrimento no outro e certo tipo de prazer no praticante de bullying.

Onde acontece?

Embora pense que o bullying é algo que acontece na escola, sabe-se que este não é o único local. Alem de acontecer nas escolas, ocorre nas ruas, na própria casa. Ainda deve-se destacar que acontece com bastante frequência nas redes sociais de internet. Um ambiente aberto, com grande número de colegas chamado de “amigos”, tornou-se um lugar de fácil prática do bullying.

Na Bíblia.

Para tratar esta questão, considero a Bíblia muito importante, pois ela ensina o que é correto e consola os alvos desta prática perversa. Com ela aprendemos a ser imitadores de Cristo e não agir com ações de torpezas e chocarrices. Efésios 5.1-4

Alem de Eliseu ora citado, a Bíblia registra o fato histórico de um jovem de 17 anos que sofreu um bullying extremamente severo, seu nome era José. Este ganhou uma capa de seu pai e por causa disto, seus irmãos mais velhos tiveram inveja. Bastou um momento propício, para os irmãos jogarem José em um poço. Pouco tempo depois, os irmãos tiveram uma ideia, vendê-lo para ser escravo no Egito, sujar a capa em sangue e mentir para o pai que o rapaz de 17 anos havia morrido. Eles fizeram exatamente isto.

Acontece que José era muito caprichoso e temente a Deus. Tudo que fazia, era com esmero e dedicação. Conseguiu um bom trabalho e mesmo sendo um escravo, era de confiança. Sua patroa, que apaixonara por ele, quis deitar-se com José e mais uma vez este jovem sofre o bullying, agora por assédio sexual, mas este sendo fiel ao patrão e a Deus correu. Mesmo assim foi parar na prisão, pois a patroa ficou furiosa por ter sido rejeitada e o acusou injustamente.

Na prisão, o jovem continuou com o mesmo caráter e Deus estava com ele. Foi quando José pode interpretar dois sonhos, um do copeiro chefe e outro do padeiro chefe e a interpretação foi exata.

Tempo depois, Faraó teve um sonho e ninguém podia interpretá-lo, foi quando lembraram que José havia feito uma interpretação anteriormente. José saiu da prisão e interpretou o sonho de Faraó dizendo que o governador do Egito deveria contratar um homem capacitado para administrar e acumular em celeiros todo alimento em sete anos, pois haveria muita fartura, pois depois deste tempo, haveria sete anos de fome.

Com tanta lucidez e capacidade vista em José, Faraó o nomeou vice governador do Egito para administrar tudo que ele havia dito.

O tempo de fome chegou a toda terra e os irmãos de José tiveram necessidade de comprar alimento e somente no Egito havia o que comprar. Foram e José imediatamente os reconheceu. A trama se segue com muita emoção, mas concluo dizendo que José fez o bem a eles. Gênesis 37-46

Interessante esta história, pois nos mostra que todo aquele que promove o bullying pode estar nas mãos de um agredido pelo bullying que fora promovido no passado. José decidiu fazer o bem e esta é a decisão correta, mas nem todos decidem desta forma. Os irmãos de José não davam nada por ele e certamente imaginava que ele não passaria de um escravo. Lembre-se que o jovem alvo de suas críticas poderá no futuro ser um cirurgião, advogado, enfim; o futuro pertence a Deus e o presente cabe a nós vivê-lo bem.

Bullying e o lar.

Infelizmente, o start para o bullying, ao meu modo de ver, muitas vezes é na própria casa. Pais criam filhos complexados e ou pais que praticam bullying evidenciando negativamente características de outros. O bullying acontece, pois muitos não sabem respeitar o limite do outro e isto se aprende principalmente em casa.

Pouca criatividade.

Quem pratica bullying vive apenas, achando ser superior, mas na realidade, não tem inteligência e criatividade o bastante para encontrar outra forma de diversão e prazer.

Consequências.

Infelizmente, as consequências na vida do agredido não são nada pequenas. A humilhação que sofre, gera uma incapacidade de agir diante das muitas dificuldades e a vida se torna improdutiva infeliz. Passa as horas com o coração a mil e isto culmina no isolamento, pois procura estar longe das pessoas para não ser avacalhado. Lembro que uma das piores formas de estar preso é a prisão solitária, mas estar só, viver solitariamente acaba sendo para estas pessoas, menos pavoroso e esta passa ser a escolha mais adequada.

Saia desta.

Enfim, não pratique bullying. E a você que tem sofrido deste mal, comece a sua recuperação hoje mesmo. Inicie alegrando-se em Deus lembrando do que Paulo disse em Fp. 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. Erga a cabeça e saiba que você não é o que dizem ou fazem com você. Não vingue com as próprias mãos, mas denuncie com coragem. E com coragem, conte para alguém, mas se é muito difícil fazer isto, entre em seu quarto e comece desabando sozinho e falando para Deus assim como fez Davi em alguns momentos ao dizer: “Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Dá ouvidos, SENHOR, às minhas palavras e acode ao meu gemido. Escuta, Rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro.” Salmo 4.2, 3.1-2, 5.1-2 Faça assim também e conte tudo para Deus, ele te ouvirá e te erguerá.

Palavra final.

Se algum conselho posso dar, este conselho final não vem de mim e sim de Jesus: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Lucas 6.31

By Juliano Costa de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário