Gratidão

Gratidão

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ERROS QUE GERAM CRISES FAMILIARES.

Tão logo se deu a instituição familiar registrada em Gênesis 2.24 apareceram as crises familiares. O mundo desenvolveu, as pessoas se tornaram extremamente capacitadas, mas nunca encontraram uma solução definitiva para as crises familiares e crises sempre machucam. Escrevo este texto para contribuir um pouco com todo casal que deseja investir no próprio lar.

Olhando o terceiro capítulo de Genesis, podemos notar alguns erros que geram crises familiares, por isso vale muito compartilhá-los aqui para quem sabe melhorar a vida conjugal dos casais.

O primeiro erro é dar ouvido ao inimigo. Foi exatamente isto que Eva e logo depois Adão, fizeram; deram ouvido ao que a serpente dizia. Muitos lares são destruídos quando maus conselhos começam ser admitidos pela família. As Drogas, bebidas e farras que normalmente são estimulados por falsos amigos, geram crises dolorosas dentro de uma casa. A grande questão do mau conselho é que o valoroso não é nunca ouvir, pois isto é impraticável, mas é resistir não dando ouvido.

Existe outra questão aqui. A serpente aproximou-se de Eva não apresentando algo ruim, embora fosse, a sagaz serpente apresentou colocando uma dúvida no coração de Eva. Veja as palavras: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Do mesmo modo que as drogas entram na vida de um lar, é sempre apresentada como algo mascarado e gerando a sensação de uma novidade boa.

Outro erro que gera crise no lar é compactuar com o erro. Eva ouviu a serpente e apresentou as palavras a Adão e este compactuou com a situação e ambos comeram. A família não pode ficar calada com o erro dentro do lar. Este é um problema sério, pais subestimando a capacidade pecadora dos filhos e não os corrigem, mas passam a mão. Se existe um erro, o correto é resolver juntos, a questão.

Pais vão formando um caráter duvidoso nos filhos ao longo dos anos com atitudes aparentemente irrelevantes. “Diga que eu não estou”, “não fale pra sua mãe que nós estivemos aqui”, um manda e outro desmanda, ao ingressar os filhos na universidade, para conseguir uma bolsa de estudos, é fácil, basta omitir a verdadeira renda e assim por diante. Não são destas espertezas que o mundo precisa, pois é justamente isto que tem formado uma sociedade egoísta e pronta a levar vantagem em tudo. Pode não parecer, mas isto é destrutivo para os lares e geram crises terríveis ao longo dos anos.

Por fim, chegamos ao terceiro erro gerador de crises familiares que é uma realidade muito comum de ser vista quase diariamente. Apontar o erro do outro afirmando ser este a causa de tudo que está ruim. Adão tão logo foi confrontado por Deus, achou ter escapado ao dizer; “foi Eva, a mulher que me deste”. Semelhantemente Eva apontou para a serpente culpando-a de toda crise que começava a se instalar. Infelizmente, esta tem sido a prática de muitos casais hoje, pois temos a facilidade de ver o pecado do outro e o nosso sempre é reduzido de gravidade. Dizer que a culpa dos filhos desobedientes é do outro, a culpa da discórdia é do outro e sempre culpar o outro é pura falta de maturidade e geram crises profundas nos lares. Precisamos ser de palavra e assumir a parcela de culpa em qualquer que seja a crise familiar.


Enfim, certamente você que agora lê estas palavras deve estar pensando em seu lar refletindo nos acertos e nos erros. O ideal é ter consciência destes erros que geram crises e procurar afastá-los para longe do lar. Por mais que num primeiro momento, possa ter a sensação de estar perdendo e ter o ego ferido, afirmo que no fim, valerá a pena.


By Juliano Costa de Souza
pode usar, basta citar fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário