Gratidão

Gratidão

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Palavras do novo dicionário brasileiro - Aurélio Júnior -


Lançamento na Bienal do Livro do Rio. 


O dinamismo do idioma não é novidade para ninguém, vão surgindo novas palavras e expressões e com o decorrer do tempo, acabam fazendo parte oficial quando inseridas nos dicionários.
No Novo Aurélio, novidades aparecem como:

Tuitar: esta palavra está presente no mundo dos internautas que usam o twiter significando “postar ou acompanhar algo postado no Twitter”.

Uma palavra que chama a atenção é piriguete que significa "moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um”.

O verbo ficar, já sendo usado com um significado diferenciado há muitos anos aparece agora no dicionário significando também: “trocar carinhos por período curto, mas sem compromisso de namoro”.

A palavra presidenta é outro destaque, embora para mim, seja uma palavra horrível de ser pronunciada, mas o destaque é para uma expressão com forte tom feminista. Tem algumas palavras que soa muito feio se flexionada, pois parece algo forçado, mas quem sabe, com o tempo acostumo. Acho presidente mais “bonito” e “bonita” e não reduz em nada a presidente. Seja ela presidente da sociedade, da associação, do país, da empresa... mulher digna de honra por ser a mulher presidente.

Palavras como bullying, blog e deletar tem seu espaço também, ah! Blog, você está lendo isto em um “blog”, algo que de fato se tornou popular no Brasil. O significado de bullying? Leia aqui. Deletar ou apagar, só o fato de você acessar um blog, já é o bastante para conhecer a função da tecla “delete” de seu PC, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário