Gratidão

Gratidão

domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa


Ao pensar na páscoa, recordamos duas comemorações. A primeira é o apelo comercial que destaca o chocolate e alguns símbolos pascais questionáveis como o coelhinho e o ovo de páscoa. O segundo é o aspecto espiritual quando lembramos a morte e ressurreição de Jesus e alguns símbolos profundos como a Cruz e o Cordeiro. Mas lembremos de outro momento singular que envolve a páscoa. Estou falando da instituição dela, pois nada melhor que irmos à primeira páscoa para entendermos o seu sentido.
O povo de Deus estava no Egito e eram escravos. Deus então levantou um homem chamado Moisés para pedir a libertação deste povo. Pela providência de Deus, eles foram libertos a fim de irem adorar a Deus e caminharem para terra que fora prometida por Deus a eles.
A libertação aconteceu quando Deus instituiu a páscoa. Quando um cordeiro sem defeito foi sacrificado e o seu sangue usado para pintar os portais das casas, pois o Anjo de Deus passaria. E assim aconteceu, o Anjo passou por ali e o primogênito de todo o Egito morreu, exceto os que estavam dentro das casas com o sangue do cordeiro. Esta foi a primeira páscoa. A passagem do Anjo foi o motivo da libertação, pois com a morte dos primogênitos, Faraó apressou-se em dizer para que saíssem rápido do Egito.
Esta primeira páscoa aponta para Jesus que é o Cordeiro de Deus que morreu no período da páscoa. Assim como o sangue do cordeiro garantiu vida ao primogênito do povo hebreu marcando a liberdade da escravidão, o sangue de Jesus garante vida a todo aquele que o aceita como Salvador e mais: garante vida eterna no céu e a liberdade da escravidão do pecado. Jesus morreu, mas no domingo de páscoa ressuscitou; esta para nós é a verdadeira páscoa.
Desejo, portanto, uma feliz páscoa a todos, uma páscoa marcada pela doçura, não a simples doçura do chocolate, mas a da salvação em Jesus.
By Juliano Costa de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário