Gratidão

Gratidão

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

“Criados à Imagem de Deus”

HOEKEMA, Anthony A. Criados à Imagem de Deus. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999.

O autor da obra mostra, conforme o próprio título do livro que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas não fica apenas neste ponto, pois o livro vai desenvolver a seguir aspectos sobre a queda do homem e também da sua redenção.
Hoekema ao desenvolver o assunto pensando sobre o homem; entende que o mesmo não pode ser compreendido fora do relacionamento com o seu criador que é Deus. Afinal, o homem foi criado à imagem e semelhança do próprio Deus. E a compreensão que o livro traz sobre o homem é que este não é um ser dualista onde está o espírito separado da matéria, mas deve ser visto e entendido como sendo o homem de modo completo, seja olhando para a matéria ou mesmo para o espírito.
Ao escrever sobre Jesus, Hoekema diz ser Ele a representatividade ideal de Deus que deve ser seguido pelo homem.
O livro ainda traz de modo claro a questão concernente ao pecado e diz que o pecado não tem Deus como autor, mas que o pecado não aconteceu fora da vontade de Deus. Já o homem caído, não é capaz de escolher entre o bem e o mal, mas que o homem regenerado não é mais escravo do pecado e, portanto, pode escolher entre pecar e não pecar. Aqui é que Hoekema desenvolve a questão da santidade. O homem age em prol de sua santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário