Gratidão

Gratidão

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

“O Habitat Humano: o paraíso perdido.”

CAMPOS, Heber Carlos de. O Habitat humano: o paraíso perdido. São Paulo: Hagnos, 2012.

A obra de Campos é uma das poucas que aprofunda um assunto tão instigante e fascinante que é o da antropologia bíblia. Com a leitura do livro de Campos, percebe-se que é feita uma análise centrada nos primeiros capítulos de Gênesis.
O autor aprofunda aspectos relacionados ao paraíso perdido que é apresentado em Gênesis conforme originalmente criado por Deus. Existe a preocupação em destacar o homem criado a imagem de Deus. O autor busca mostrar a realidade humana sem pecado e faz uma comparação com a realidade pós-queda mostrando que toda a criação de Deus foi grandemente afetada.
Em relação ao paraíso perdido, a obra trata de aspectos geográficos do Édem e de detalhes do próprio jardim como a realidade a respeito das árvores existentes ali.
Sobre a geografia, destaca-se o aspecto de ter sido o lugar mais fértil da terra, hoje um local extramente seco e com ares desérticos.
Após isto, Campos se dedica a mostrar a abundância de água e aborda sobre a presença dos quatros rios ali bem como trata da riqueza presente no jardim.
Indo mais adiante, Campos mostra que o trabalho era uma realidade presente no jardim e que o mesmo não é fruto do pecado e mostra como era a liberdade do homem antes da queda. Pensando no homem social, a obra gasta um bom tempo para refletir no aspecto relacional do homem. O próprio Deus viu que não era bom o homem viver só. A partir de então, Campos trabalha aspectos do homem, da mulher e de ambos como uma só carne. Campos também se preocupa em abordar aspectos sobre o culto a Deus, ou seja, verdade sobre a vida espiritual no paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário